Dificuldade de aprendizagem e baixa autoestima

Existem vários estudos relacionando dificuldades de aprendizagem com baixa autoestima.

Alguém pode perguntar qual dos dois problemas é a origem.

É bastante difícil responder, pois temos duas situações:

  • Uma criança com baixa autoestima tende a se arriscar menos, com receio do erro, da exposição, das críticas. Desta forma, ao ter dúvidas, prefere não se manifestar para não correr o risco de fazer uma “pergunta boba”. Esta criança também apresenta menor abertura a novas experiências, não acredita no seu próprio potencial e tende a achar que os outros sempre farão melhor do que ela.
  • Em contrapartida, uma criança com dificuldades em aprender pode desenvolver sentimentos de inferioridade, diante dos colegas que apresentam melhor desempenho escolar.

Independente de onde parte o problema, é fundamental que os pais e professores invistam atenção o quanto mais cedo possível!

Este problema pode repercutir pelo resto da vida acadêmica desta criança, além de ter chances de apresentar reflexos na vida profissional e nos seus relacionamentos.

Por isso mãe, pai, avô, avó, tio, tia, profe e cuidadores em geral: ao perceber que uma criança está em sofrimento, busque ajuda psicológica. Assim será possível entender um pouco mais sobre o que está acontecendo e viabilizar o apoio emocional e didático que esta criança necessita.

#investimentonofuturo  #cuidado   #amor

 

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *